Thursday, February 16, 2006


A Magia de Lee Falk
Mario Latino
Aqueles leitores com certa idade lembrarão, com certeza, da época em que liam nos jornais as tiras do Fantasma e Mandrake, o Mágico. Talvez não saibam que ambas criações saíram da mente da mesma pessoa. Pois, é. O autor dessa proeza foi Lee Falk.
Nascido em St Louis, Missouri, em 1905, Lee Falk sempre teve inclinação para as letras e desde muito jovem escrevia contos, artigos e poemas. Após se graduar na Universidade de Illinois, trabalhou numa agência de publicidade como redator. Foi então que conheceu um jovem ilustrador chamado Phil Davis. Juntos criaram a tira Mandrake. Dizem as más línguas que o jovem Falk se inspirara no livro A Mandrágora. Seja como for, Mandrake trazia com ele todos os elementos do mágico de vaudeville que o escritor guardara da sua infância no Missouri.
Mandrake, o Mágico
As aventuras do mágico, sempre acompanhado de Lothar, rei de uma distante tribo africana, e da princesa Narda saíram por vez primeira no dia 11 de junho de 1934.
Era distribuída pelo King Features Syndicate e, já no início, foi um sucesso.
Mandrake reunia tudo o que representava o fascínio da América dos anos 30. Seu rosto, baseado no do próprio Falk, reunia todos os traços típicos do homem de aventuras exóticas que o cinema da época tinha se encarregado de mistificar: elegante, viril, enigmático, cavalheiresco e pronto para a ação. Até a presença de Lothar, com seu enorme corpanzil negro, só tinha a finalidade de destacar Mandrake graficamente. O mágico criado por Falk e Davis enfrentava gánsteres e até seu adversário, O COBRA - um mestre das artes míticas à altura de nosso herói - com a postura de um galã de cinema. Mandrake era o glamour hollywodiano em ação.

No comments: